Mara Mourão

foto Mara release

MARA MOURÃO

Diretora de publicidade, séries de TV e longas-metragens, nascida no Rio de Janeiro e radicada em São Paulo desde os sete anos. Formou-se em Cinema na FAAP, em São Paulo, e em 1983 foi para Nova York estudar cinema na New York University. Lá realizou três curtas-metragens em 16mm: Focusing (1983), Captain (1983) e Impressions (1985). Em 1986 voltou para o Brasil e começou a trabalhar na realização de filmes publicitários. Entre 1986 e 1991 foi assistente de direção de João Daniel Tikhomiroff, tendo participado da produção de vários comerciais ganhadores de Leões de Ouro em Cannes.

Foram 4 anos filmando até 10 filmes por mês, o que possibilitou um grande aprendizado em todas as áreas da produção cinematográfica. Em 1991 começou a dirigir filmes publicitários tendo realizado mais de 200 comerciais e recebido vários prêmios. Em 1990, Mara dirigiu um curta metragem, “Ameianoite”, e em 1995 partiu para seu primeiro longa metragem: ALÔ?!. Em 2001 dirigiu AVASSALADORAS, comédia romântica rodada no Rio de Janeiro com astros jovens do primeiro escalão da televisão. O filme foi uma co-produção entre a Total Entertainment a Mamo Filmes e Fox Filmes do Brasil.

Em 2003 a diretora rodou o documentário de longa-metragem DOUTORES DA ALEGRIA sobre o grupo homônimo de palhaços que percorre hospitais. O filme foi lançado no circuito comercial de salas de cinema e ganhou diversos prêmios no Brasil e exterior, tendo sido considerado pela UNESCO uma “Obra que promove uma cultura de Paz”.

Em seguida foi convidada a dirigir uma série de televisão, inspirada em seu filme AVASSALADORAS, a série, com 22 episódios de 40 minutos cada. A série foi filmada no Rio de Janeiro e lançada no início de 2006 na FOX e na Record.

Mara lançou o livro e o DVD do filme Doutores da Alegria e iniciou a produção de QUEM SE IMPORTA.

Em 2012 Mara lançou QUEM SE IMPORTA, um filme sobre Empreendedores Sociais ao redor do mundo. O filme tem sido exibido em inúmeras universidades ao redor do mundo, como Harvard, Columbia, Duke e Brown; no Palácio do Planalto, na sede do World Bank em Washington, na sede do Google no Vale do Silício; e inúmeras empresas, escolas, ongs e conferências.

Mara foi convidada pela Grifa Filmes para dirigir 2 séries de TV:

INSPIRA.MOV BRASIL – retrata diversas personalidades inspiradoras através de palestras no estilo TED. Os 13 episódios tiveram estreia na TV Cultura.Veiculação março a junho de 2016.

MISSÕES DE VIDA –  uma série documental que conta a história de pessoas que, por seus nobres propósitos, dedicam suas vidas a grandes causas.

Está em fase de lançamento de QUEM SE IMPORTA – A série, com 13 episódios retratando empreendedores sociais brasileiros.

Além de cineasta Mara é palestrante e empreendedora social tendo fundado junto com o ATADOS o programa SEMENTES DE TRANSFORMAÇÃO.

Conecte-se conosco